DESTAQUES

Brasil encerra participação na Cone Sul com quatro medalhas

7 de dezembro, 2020

O Brasil encerrou sua participação na 31ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul com mais quatro medalhas. A equipe nacional conquistou uma medalha de ouro e três de prata e com este resultado, o segundo lugar na classificação extraoficial por países. A competição, que foi realizada este ano em formato virtual, terminou neste domingo (6).

Nos dias 3 e 4 de dezembro um total de 32 estudantes de oito países competiram resolvendo provas de matemática olímpica. Ao todo, foram distribuídas 20 medalhas, sendo quatro de ouro, sete de prata e nove de bronze. O prêmio destaque “Meninas Olímpicas” foi entregue este ano para uma estudante da equipe olímpica do Peru.

A inovação este ano foi por conta das cerimônias de abertura e encerramento as quais foram substituídas por aulas de matemática olímpica.  Na abertura, o professor Luciano Monteiro de Castro, abriu as atividades com uma aula sobre geometria projetiva. Já no encerramento, foi a vez do professor Cícero Thiago Magalhães com a palestra “Problemas desafiadores e soluções criativas são muito importantes para o encantamento matemático”. Durante o encerramento foram conhecidos todos os resultados da competição.

Realizada desde 1988, a olimpíada do Cone Sul objetiva proporcionar uma oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. Além do Brasil, participaram este ano as equipes olímpicas da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Em 2021 a olimpíada será realizada em Iguaçu, no Paraguai. Saiba mais no site oficial do evento.

 

Abertura da Cone Sul 2020

Com uma aula de matemática olímpica sobre geometria projetiva, o professor Luciano Monteiro de Castro, abriu as atividades da 31ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul.

 

Encerramento da Cone Sul 2020

No encerramento, o professor Cícero Thiago Magalhães proferiu a palestra “Problemas desafiadores e soluções criativas são muito importantes para o encantamento matemático”.

 

Leia também 

Brasil conquista ouro, prata e bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática 

Brasileiros conquistam primeiras colocações na OMOP 2020

Brasil encerra a 12ª CIIM com recorde de medalhas

Brasil é Top 10 na 61st International Mathematical Olympiad