DESTAQUES

Definidas as equipes da OMCPLP e da Cone Sul 2023

8 de maio, 2023

Foram definidas as equipes que representarão o Brasil na 11ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) e na 34ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul. Todos os selecionados são premiados da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

OMCPLP

Neste ano, a realização da OMCPLP será em Fortaleza (CE) entre os dias 24 e 29 de maio. Os quatro estudantes que representarão o Brasil são Bruno Machado Feltran, de São Paulo (SP); Lucas Kenji Fujibayashi, de São Paulo (SP); Julia de Paula Pessoa Leguiza, de Fortaleza (CE) e Guilherme Rene Cristiano Nome, de Valinhos (SP).

Realizada desde 2011 com objetivo de melhorar a qualidade do ensino, a descoberta de talentos em matemática e fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos, a Olimpíada conta com a participação de estudantes de sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Cone Sul

Para a Cone Sul o time brasileiro estará composto por: Fábio Medeiros Ferraz de Campos, de São Paulo (SP);  João Victor Silva dos Santos; Levi Magalhães Pereira Castello Branco e Rodrigo Fontenele de Oliveira Linhares, todos de Fortaleza (CE).

Realizada desde 1988, a competição tem o objetivo de criar oportunidade para jovens demonstrarem suas habilidades em Matemática e de reforçar os contatos interculturais entre os estudantes do Ensino Básico dos países latino-americanos. Além do Brasil, participam da competição as equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

As lideranças de cada equipe serão definidas nos próximos dias. Confira o resultado final do processo de seleção de ambas equipes aqui.

Como preparação para a competição internacional, as equipes participarão de um treinamento intensivo patrocinado pela Giant Steps Capital.

Leia também

Definida a equipe da PAGMO 2023 

Definida a equipa da IMO 2023

Equipe brasileira conquista duas medalhas de bronze e uma menção honrosa na EGMO 2023