DESTAQUES

Com dois ouros e duas pratas, Brasil fica em primeiro lugar na OMCPLP

28 de maio, 2023

A equipe brasileira que participou na 11ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada em Fortaleza, Ceará, conquistou o 1º lugar no ranking geral por países com duas medalhas de ouro e duas medalhas de prata.

Guilherme Rene Cristiano Nome, de Valinhos (SP) e Lucas Kenji Fujibayashi, de São Paulo (SP) se destacaram por conseguir as medalhas de ouro com a pontuação máxima da prova (42 pontos). As medalhas de prata foram conquistadas por Bruno Machado Feltran, de São Paulo (SP) e Julia de Paula Pessoa Leguiza, de Fortaleza (CE). A equipe brasileira foi liderada pelos professores Cícero Thiago Magalhães e Davi Lopes, ambos de Fortaleza (CE). Nas onze edições da OMCPLP, o Brasil já conquistou 20 medalhas de ouro, 23 de prata e 1 de bronze.

       

Realizada desde 2011 com objetivo de melhorar a qualidade do ensino, a descoberta de talentos em matemática e fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos, a Olimpíada contou nesta edição com a participação de estudantes de quatro países: Angola, Brasil, Moçambique (virtual) e Portugal. A competição foi organizada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) com o apoio do CNPq, da SBM e o patrocínio da Giant Steps Oficial.

Veja as provas.

Leia também

Definida a equipe da PAGMO 2023 

Definida a equipa da IMO 2023