DESTAQUES

Brasil vence Olimpíada de Matemática do Cone Sul e fica em 1º lugar no ranking de países

10 de agosto, 2023

O Brasil ficou em primeiro lugar na 34ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul. A equipe brasileira conquistou 3 medalhas de ouro e 1 de prata na competição, que terminou nesta quinta-feira (10), em Buenos Aires, Argentina.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Levi Magalhães Pereira Castello Branco, com 46 pontos e primeiro colocado no ranking individual, João Victor Silva dos Santos, que somou 44 pontos e Rodrigo Fontenele de Oliveira Linhares, também com 44 pontos, todos de Fortaleza (CE). Fábio Medeiros Ferraz de Campos, de São Paulo (SP), conquistou a medalha de prata com 37 pontos. No ranking por países, a equipe brasileira conquistou o primeiro lugar geral, com 171 pontos. Os líderes da equipe foram os professores Guilherme Phillipe Figueiredo (SP) e Gabriel Ribeiro Paiva (RJ).

Na olimpíada, a competição é individual. Os estudantes fizeram duas provas teóricas, com 4 horas em cada dia, para resolver três  problemas de matemática propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas envolveram conteúdos de álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

Sobre a Cone Sul

Realizada desde 1988, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul objetiva proporcionar uma oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. Além do Brasil, participaram este ano as equipes olímpicas da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A equipe brasileira

Os quatro estudantes da equipe brasileira foram selecionados entre os vencedores da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) mediante processo seletivo. Posteriormente a equipe participou de um programa de treinamento intensivo para competições internacionais com aulas teóricas e de resolução de problemas, com professores especialistas em olimpíadas de matemática. O evento foi promovido pela Associação da OBM com patrocínio da Giant Steps Capital.

Confira as provas

 

Leia também

Brasil conquista “Ouro Especial” na IMC 2023

45ª OBM: saiba como participar 

Equipe da IMO comparece à cerimônia da sanção do Programa Escola em Tempo Integral