DESTAQUES

Brasil é campeão da 33ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul

8 de agosto, 2022

O Brasil se consagrou campeão da 33ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que terminou nesta segunda-feira (8), na cidade de Mehuín, no sul do Chile, após conquistar duas medalhas de ouro e duas de prata. A competição estudantil contou com a participação de 32 estudantes de oito países.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Matheus Alencar de Moraes, de Fortaleza (CE) que gabaritou a prova, conquistando o chamado “ouro perfeito” com 60 pontos e Leonardo Maldonado, de Sorocaba (SP), que somou 59 pontos. João Pedro Bandeira Lemos e Gabriel Bastos Duarte, ambos de Recife (PE), conquistaram as medalhas de prata, com 55 e 51 pontos respectivamente. No ranking por países, a equipe brasileira conquistou o primeiro lugar geral, com 225 pontos, seguida pelas equipes do Peru e Argentina, empatadas com 197 pontos. Os líderes da equipe foram os professores Ana Paula Chaves (GO) e Edson Roberto Abe (SP).

Na olimpíada, a competição é individual. Os estudantes fizeram duas provas teóricas, realizadas nos dias 6 e 7 de agosto, com 4 horas em cada dia, para resolver três  problemas de matemática propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas envolveram conteúdos de álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

Sobre a Cone Sul

Realizada desde 1988, a olimpíada do Cone Sul objetiva proporcionar uma oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. Além do Brasil, participaram este ano as equipes olímpicas da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A equipe brasileira

Os quatro estudantes da equipe brasileira foram selecionados entre os vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) mediante processo seletivo. Posteriormente a equipe participou de um programa de treinamento intensivo para competições internacionais com aulas teóricas e de resolução de problemas, com professores especialistas em olimpíadas de matemática. O evento foi promovido pela Associação da OBM com patrocínio da Giant Steps Capital.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição realizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), em parceria com a UFG e que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

 

Leia também 

Time Brasil viaja ao Chile para disputar a Olimpíada de Matemática do Cone Sul

Universitários representam o Brasil em Competição Internacional 

Aberto o processo de submissão de candidaturas para sediar a próxima Semana Olímpica 

Histórico! Brasil conquista duas medalhas de ouro na IMO