Semana Olímpica

A Semana Olímpica, evento realizado anualmente desde 1998, é uma atividade que envolve os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros jovens em atividades de lazer.

Participam do evento desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários. As aulas são ministradas por um seleto grupo de professores de diversas partes do Brasil e com ampla experiência em treinamentos para competições de Matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro também oferece uma ótima oportunidade para os participantes compartilharem interesses e estreitarem laços de amizade com outros estudantes em diversas regiões do Brasil.

O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação da OBM e do TM², ocasião na qual são premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.

A Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o patrocínio do Instituto Stone.  A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

29ª Semana Olímpica

Os estudantes medalhistas da 47ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 6º Torneio Meninas na Matemática (TM²) estão participando da 29ª Semana Olímpica. O evento, vai até 31 de janeiro, na cidade de Vitória (ES), dá início ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática em 2026.

O encontro, que já se tornou tradicional, ocorre todo ano, sempre em diferentes cidades do Brasil. Durante o evento, os alunos participam de aulas avançadas de matemática, ministradas por uma equipe de professores selecionados por todo o país. Além das aulas, há palestras que apresentam outras olimpíadas para os estudantes, entre elas, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Ibero-americana de Matemática (OIM), Internacional de Matemática (IMO), European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), o que acaba motivando os alunos a participarem do processo de seleção internacional.

Desde 2016, Samuel Barbosa Feitosa (UFBA) coordena o evento. Ele ressalta a importância da aproximação que a Semana Olímpica precisa ter com os estudantes de todas as regiões do país.

“Temos interesse em disseminar a matemática para todas as regiões do Brasil. Dentro dos objetivos da Olimpíada nós queremos melhorar a qualidade de ensino nas escolas, disseminar a matemática para o máximo possível de alunos. É muito importante conseguirmos colocar sementinhas de matemática de alto nível, dar oportunidade aos alunos de galgar novos horizontes”.

Como encerramento das atividades, será realizada, na sexta-feira (30/01), a Cerimônia de Premiação, ocasião na qual serão premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze de ambas as competições.

A Semana Olímpica é uma iniciativa da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), da Secretaria da Educação do Governo do Estado do Espírito Santo, do Matemática na Rede e o patrocínio da fintech de soluções financeiras Stone, por meio do Instituto Stone, seu braço social. A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

 

Premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2025

Premiadas no Torneio Meninas na Matemática (TM²) 2025

Vingança Olímpica

Os problemas desta sessão são diferentes dos já vistos nesta página, não por deixarem de ser tão bonitos e interessantes como os das olimpíadas, mas por terem sido elaborados pelos alunos vencedores da OBM, com o intuito de “vingar-se” dos professores. Na verdade, o termo “Vingança” é pura ironia, pois essa nova competição entusiasmou os alunos pela criação de problemas e proporcionou aos professores, muitos deles ex-olímpicos, a chance e o prazer de se divertirem resolvendo-os.

Participante Cidade - Estado Prêmio
Bernardo Peruzzo Trevisan São Paulo (SP) Medalha de Ouro
João Pedro Bandeira Lemos Recife (PE) Medalha de Ouro
Yvens Ian Prado Porto Fortaleza (CE) Medalha de Ouro
Matheus Alencar Fortaleza (CE) Medalha de Prata
Victor Oliveira Reis Recife (PE) Medalha de Prata
Marco Aurelio Nogueira D'Emidio Cotia (SP) Medalha de Prata
Rafael Filipe dos Santos Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Prata
Carlos Gustavo Moreira (Gugu) Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Prata
Rafael Martins Ruas Campinas (SP) Medalha de Prata
Andrey Jhen Shan Chen Campinas (SP) Medalha de Bronze
Fernando Luis Campelo dos Anjos Recife (PE) Medalha de Bronze
Leonardo Carvalho de Luca Florianópolis (SC) Medalha de Bronze
Vinícius Pimentel Nunes Portella de Macêdo Recife (PE) Medalha de Bronze
Thiago Ribeiro Tergolino Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Bronze
Davi Lopes Alves de Medeiros Fortaleza (CE) Medalha de Bronze
João Rafael Silva de Azeredo Maceió (AL) Medalha de Bronze
Pedro Henrique de Almeida Ursino Campinas (SP) Medalha de Bronze
Armando Barbosa Fortaleza (CE) Medalha de Bronze
Arthur Vieira Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
Cecília Mileski de Paula Fortaleza (CE) Menção Honrosa
Davi Braga Garcia Amaral Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
Luíze D'Urso Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
Edson Roberto Abe Campinas (SP) Menção Honrosa
Everton Costa Reis Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
Pedro Duarte Borges Fortaleza (CE) Menção Honrosa
Caio Harley Constâncio Neves Fortaleza (CE) Menção Honrosa
Alex Higuchi Di Giuseppe São Paulo (SP) Menção Honrosa
Carlos Eduardo Pereira Sampaio São José dos Campos (SP) Menção Honrosa
Levi Félix Barbosa Caucaia (CE) Menção Honrosa
Lucas Colucci São Paulo (SP) Menção Honrosa
Luiza Akemi Bidoia de Freitas São Paulo (SP) Menção Honrosa
Mateus Blanco de Sousa Franca (SP) Menção Honrosa
Plô Menção Honrosa
Victor Bitarães Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
Elaine Silva Maceió (AL) Menção Honrosa
Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento Goiânia (GO) Menção Honrosa
Veja as provas das Vinganças Olímpicas anteriores
Semanas Olímpicas Anteriores